Reabilitação Oral

A grande finalidade da Reabilitação Oral é restabelecer:
Função (mastigação), estética (beleza), saúde (remover infecções).
Uma dentição completa e bem articulada evita problemas na mandíbula e no maxilar, que podem se desenvolver em problemas maiores e mais complexos no futuro.
A Reabilitação Oral envolve um planejamento complexo do caso, normalmente envolvendo múltiplos tratamentos.
O Principais Tratamentos da Reabilitação Oral são:
- Endodontia (canal)
- Periodontia (gengiva)
- Implantodontia (implantes)
- Dentística (restaurações)
- Estética
- Prótese dentária
Próteses Dentárias
As próteses dentárias são estruturas que podem ser utilizadas com o objetivo de restaurar o sorriso por meio da substituição de um ou mais dentes que faltam na boca ou que estão desgastados.
Assim, as próteses são indicadas pelo dentista com o objetivo de melhorar a mastigação e a fala da pessoa, que podem ser prejudicadas pela falta de dente.
Tipos de próteses
Prótese fixa:
A prótese fixa, também conhecida como coroa dentária, consiste na fixação através de cimentos odontológicos de coroas dentárias artificiais, totais ou parciais, em pilares naturais (dentes ou raízes dentárias) ou artificiais (implantes).
Uma vez fixada, a prótese fixa não pode ser removida pelo cliente. Esta técnica tem como objetivo restabelecer a função mastigatória do indivíduo bem como a estética e fonação.
A prótese fixa tem grandes vantagens. A recuperação da função mastigatória se dá por volta dos 90%. Vários tipos de materiais podem ser utilizados (metais, porcelanas, cerâmica e resinas).
Indicações:
Estrutura dentária enfraquecida
Dentes com canal tratado e com pouca ou nenhuma estrutura dentária
Dentes muito escurecidos
Dentes com restaurações muito extensas, com comprometimento estético
Espaços ausentes entre dentes
Colocação da prótese sobre o implante
A partir de um planejamento correto, baseado no exame clínico do cliente e nos exames complementares, opta-se pelo tipo de prótese fixa bem como o material que irá ser utilizado.
Benefícios:
A prótese é extremamente vantajosa pois reestabelece a função dentária. Isso significa que além de mastigar melhor, o paciente pode melhorar a dicção e evitar que a movimentação dos dentes remanescentes acabe trazendo problemas de oclusão (mordida).
Galeria:
Prótese Parcial Removível (PPR) – de Grampo
Sua instalação é feita a base de conectores, grampos e selas que garantem a segurança fazendo com que a prótese não caia com a movimentação natural da boca.
De acordo com uma classificação dos dentes remanescentes, a prótese terá um determinado desenho. Em geral, esse tipo de prótese é confeccionado com ligas de cobalto e cromo.
Indicações:
Devido a sua indicação bastante ampla, podemos solucionar problemas de ausência de dentes quando não for total.
Existem diversas ocasiões nas quais os implantes e próteses dentárias fixas não resolvem os problemas, ou resolvem de maneira extremamente complexa e demorada. Portanto, a PPR pode servir como excelente alternativa para alguns casos, de forma prática e rápida.
Benefícios:
Neste tipo de prótese não é necessário a extração ou o desgaste dos dentes remanescentes, além de contar com uma fácil manutenção.
Melhor custo-benefício.
Prótese flexível
A prótese dentária flexível é uma ideia antiga como alternativa à prótese dentaria removível com grampos metálicos. Além de eliminar o metal que fica evidente ao falar e sorrir, o dispositivo flexível recompõem os dentes faltantes com cores mais naturais – o dispositivo protético é praticamente imperceptível. Até aqui, tudo o que você está precisando para melhorar o visual do seu sorriso.
Indicação:
Em geral, esse tipo de prótese é recomendada para pacientes idosos, para fazerem o papel de uma prótese provisória em casos de reabilitação.
Benefícios:
Os benefícios da técnica com prótese dentária flexível são evidentes quando comparadas ao tratamento tradicional ponte móvel (prótese parcial removível). E é fácil notar como as propriedades estéticas destes dispositivos trazem mais segurança e auto-estima para indivíduos com múltiplas perdas dentárias. Veja abaixo algumas dessa vantagens.
- grampos estéticos confeccionados na cor dos dentes ou gengivas
- gengiva artificial mais harmônica
- dentes com cores mais naturais
- compatível com fase de cicatrização em tratamentos com implantes dentários
Prótese Total
Próteses totais, popularmente conhecidas como dentaduras, são substitutos para os dentes ausentes. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las, e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás. No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apoia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.
Indicação:
A prótese total é indicada para pacientes totalmente desprovidos de seus dentes naturais. O sucesso deste tratamento está relacionado a quantidade de osso remanescente e da qualidade do tecido mole (gengiva) que reveste esse osso
Benefícios:
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estática, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta os dentes ausentes ou perdidos.
Para realizar esse procedimento o primeiro passo é agendar uma avaliação no dentista e realizar um raio-X panorâmico e avaliar o estado da boca e dos dentes. Em seguida, um molde de gesso é feito para que a arcada dentária seja colocada em um aparelho específico, que vai reproduzir os movimentos naturais durante a mastigação.
A partir dessa avaliação, o dentista vai determinar o que precisa ser feito, implante odontológico, prótese fixa, prótese removível ou prótese total. O processo procura reconstituir a engrenagem anatômica dos dentes, a partir dos movimentos de mastigação para criar uma estética nos dentes, com um sorriso bonito.
Em cada caso será determinado quais exames, avaliações ou testes são necessários, como cada paciente pode ter um problema específico ou vários que afetam diferentes regiões, o dentista vai avaliar o tratamento correto para cada pessoa. A duração do processo pode variar entre semanas a meses, dependendo do grau do problema. Pode ser feito também em day clinic para acelerar o processo.









